Como usar datas comemorativas e sazonalidade para criar conteúdo?

Entenda como usar datas comemorativas no planejamento do seu conteúdo sem ser superficial ou distante do seu nicho.

Camila

4/30/20215 min read

flores cor de rosa sobre agenda
flores cor de rosa sobre agenda

Como seria a vida sem um calendário? As datas comemorativas e a sazonalidade vêm para alterar a rotina e pontuar dados históricos ou mudanças importantes no planeta.

O calendário pode ser usado para uma venda direta, mas também para criar conexão com o seu público e com o universo com que trabalha.

Na hora de criar conteúdo, muitos empreendedores e redatores se prendem a abordagens comuns. Ou ainda usam datas que não necessariamente refletem como seu público pensa.

Neste texto, você vai conferir como usar as datas comemorativas e sazonalidade de uma forma mais estratégica para os seus canais.

Vamos lá?

Vamos falar a verdade: você curte TODOS os posts de Feliz Dia das Mães/ dos Pais/ Natal / Ano Novo? Você tem paciência para rolar o feed e ver tanto conteúdo repetido em um dia só?

Seus clientes iriam curtir um post assim? Bem, depende da abordagem.

Nada impede que você apenas celebre algumas datas comemorativas de forma genérica. Mas eu quero te propor a ir mais além nos seus conteúdos.

Para isso, você precisa saber em qual universo você fala e com quem está falando nele. Você não fala com pessoas entre 12 e 75 anos porque é muito amplo.

Existe uma faixa predominante das pessoas que mais te acompanham. Elas se diferenciam em muitos pontos, como:

  • faixa etária;

  • gênero;

  • região onde mora;

  • escolaridade;

  • profissão;

  • hobbies;

  • estado civil;

  • faixa de renda;

  • hábitos.

Até aí, os dados acima só mostram qual é o seu público. Mas é preciso se aprofundar, entendendo as dores e necessidades de quem te acompanha. Um estudo de persona pode trazer todas as variáveis das pessoas que são impactadas por você.

Uma vez que você conhece melhor quais são as suas personas, você acessa uma diversidade de assuntos para abordar nos conteúdos.

O que você faz?

Tão importante quanto conhecer o seu público é entender qual é o seu nicho. Você pode escolher ser um terapeuta que atende de adolescentes a idosos. É uma faixa bem ampla, concorda?

Nada impede que você se dedique a diversas necessidades. Agoara, imagine se você se concentrar somente em idosos que enfrentam os dilemas do envelhecimento, a solidão, as limitações do corpo e as restrições da sociedade. O nível de profundidade e de autoridade são muito mais fortes, não acha?

Se você tem a sensação de que ter um nicho é perder clientes, saiba que as pessoas estão mudando suas preferências. Afinal, quanto mais nichado for um profissional, mais conhecimento ele passa a ter e as soluções serão mais eficazes.

Lembre-se que, na hora de buscar alguém que resolva a sua dor, o cliente quer um profissional que entenda as dores dele e saiba exatamente quais são as soluções e obstáculos para sair disso.

grupo de pessoas caminhando na faixa de pedestre
grupo de pessoas caminhando na faixa de pedestre

Qual é o seu nicho e qual é o seu público?

planta verde em cima de papel branco
planta verde em cima de papel branco

Onde Encontrar Datas Comemorativas

Se você fizer uma pesquisa no Google, vai encontrar sites que são mais conhecidos, como o Calendarr e o Datas Comemorativas. Existem outros, mas vou me limitar a estes, que listam feriados e datas nacionais e internacionais.

Além de calendários tradicionais, o ideal é considerar datas relacionadas ao seu nicho. Por exemplo: no dia 21 de junho temos o Dia Internacional do Yoga. Neste caso, não são só os instrutores de yoga que podem abordar essa data.

Se o seu público tem interesse nesse assunto, você pode relacionar ao que você faz. Você pode trabalhar com óleos essenciais e sugerir um para a prática da yoga. Ou pode falar de como a consciência sobre o corpo e a mente pode se desenvolver tanto por quem faz yoga como quem usa óleos essenciais.

Quem trabalha com Astrologia, por exemplo, pode considerar as datas de eventos no céu, como planetas retrógrados, conjunções, eclipses, etc.

Da mesma forma, um terapeuta pode pegar a data de publicação de uma obra relevante de Freud, para falar de um tema. Ou mesmo a data de nascimento dele.

Se sua área é receptiva a diversas religiosidades, você pode escolher várias delas para trazer algo que ajudou na evolução da humanidade.

post-its fixados em quadro
post-its fixados em quadro

Como usar as datas comemorativas nos meus conteúdos?

A gente está em um passo a passo aqui. Até agora, você entendeu que é importante:

  • saber qual é o seu público;

  • ter em mente qual é o seu nicho;

  • puxar as datas comemorativas.

💎 Muito bem, agora você vai selecionar algumas delas. Não dá para usar todas e com muita frequência, pois sua audiência vai começar a gravar mais as datas do que o perfil de quem postou.

💎 Salve as datas importantes para a sua área e separe as que pretende usar. Guarde suas anotações para o ano seguinte. É um planejamento.

💎 Agora que você tem as datas comemorativas, é hora de escolher a abordagem. Algumas ideias são:

  • contar uma história pessoal (com cuidado para quem é psicólogo, psicanalista, coach);

  • relacionar alguma pesquisa histórica ou científica referente a essa data ou tema;

  • quais os impactos positivos ou negativos do que a data comemora;

  • relacionar o tema entre assuntos do momento, como estar entre os livros mais procurados dos últimos meses, etc.

Você vai escolher uma data conforme a relevância para o seu público e para o momento.

Exemplo: Dia do Café

É uma data que parece não ter muito a ver com quem é ou acompanha a área holística. Mesmo assim, ela pode ser usada de diferentes maneiras:

  • qual a influência do café no humor para quem quer viver com equilíbrio emocional;

  • se você gosta de café, conte que valor emocional ele traz para você;

  • o uso do café como parte do adubo de plantas (sobre o ciclo da natureza e o contato com ela);

  • a memória em torno do café: como o sistema límbico trabalha para um simples aroma despertar lembranças.

Por que usar datas comemorativas no conteúdo?

Por motivos simples: é um tema que sua audiência talvez tenha visto em outros canais ao longo do dia, mas não com a mesma abordagem que a sua.

Ou seja, você pode trazer um novo olhar para o seu público. Pode ser que, no ano que vem, alguém se lembre da sua abordagem sobre uma data comemorativa.

Além disso, o uso de hashtags que marcam a data pode contribuir para que mais pessoas conheçam seus canais.

folhas com cores variadas
folhas com cores variadas

Sazonalidade: como ela contribui para a sua estratégia

A sazonalidade é a variação de eventos e comportamentos ao longo do tempo, sem que haja uma data específica (de início ou de término).

Dessa forma, eles podem ter uma abrangência ampla ou restrita ao seu nicho, como:

  • fim de ano (encerramento de ciclos)

  • início de ano (novos objetivos)

  • fases da lua

  • estações do ano e a relação com os nossos comportamentos

  • período de férias/feriados

  • volta às aulas

  • eventos astrológicos

  • eventos do setor

Conclusão

Entendeu como as datas comemorativas podem contribuir para os seus canais? O planejamento de conteúdo é importante para explorar diferentes formatos e meios de abordagem.

Isso faz com que seu conteúdo se torne mais relevante. Ele vai ressoar com a sua essência e sua audiência.

Se quiser informações sobre como o estudo de persona é feito e o planejamento de conteúdo, mande uma mensagem!

Até breve! 💙