Planejando Conteúdo de Terapias para 2025: Dicas e Estratégias
Entende as principais tendências na área de terapias para 2025 e como dar os primeiros passos para criar seu conteúdo com leveza e conexão.
Se você é terapeuta ou trabalha em áreas de bem-estar, sabe o quanto o planejamento do conteúdo é crucial. Com a chegada de 2025, é hora de começar a pensar em como você pode estruturar suas sessões para oferecer valor real aos seus clientes.
Neste texto, vamos explorar algumas dicas sobre como elaborar conteúdo terapêutico eficaz e relevante. Acompanhe!
Tendências para 2025 no mundo das terapias
O cenário das terapias segue em constante evolução e 2025 promete trazer novas tendências. Entre as mudanças que podemos esperar estão a crescente valorização da saúde mental e o uso de tecnologias como terapias online.
Incorporar elementos de mindfulness (atenção plena) e autoajuda em suas sessões pode ser uma estratégia eficaz para atender às demandas atuais e futuras. Além disso, esteja atento às questões sociais e culturais que podem influenciar a forma como as pessoas buscam ajuda profissional.
Hoje em dia, falar sobre fazer terapia, seja holístico, psicanalista, psicólogo ou práticas de autoajuda se tornou mais natural. Já era hora, mas ainda há muita resistência de quem acha que buscar terapia seja sinal de fraqueza.
Ou seja, está mais favorável falar a respeito, mas as pessoas ainda precisam ser ensinadas de que talvez uma terapia vá gerar melhorar para ela no futuro do que a satisfação instantânea de ficar horas vendo Netflix.
Dicas para planejar a criação de conteúdo de 2025
Agora que você está por dentro das tendências, é hora de falarmos sobre como planejar e criar conteúdo de terapias que realmente gerem conexão com seus clientes. Aqui vão algumas dicas:
Conheça seu público
Mais do que nunca, é preciso entender as necessidades e interesses do seu público. Não dá mais para achar que você fala para homens e mulheres de zero a cem anos. Você não fala sobre tudo porque quer, mas talvez porque precise.
Encontre o perfil do seu público ideal, se aprofunde nas dores e desejos deles e ofereça dicas, reflexões e informação sobre esses temas. Faça pesquisas, colete feedback e adapte seu conteúdo de acordo.
Seja flexível
O planejamento é importante, mas também é essencial ser flexível. Esteja preparado para adaptar seus atendimentos com base no feedback dos seus clientes ou em respostas que observar durante as práticas.
Já sobre o cuidado com as suas redes sociais, o planejamento é importante, mas não abandone a criação de conteúdo por causa de imprevistos no dia a dia. Mais uma vez, a flexibilidade vai te ajudar a continuar com ações importante, mesmo que tenha que alterar sua rotina. Sua presença digital é importante para o futuro do seu trabalho com terapias!
Utilize recursos visuais
Conteúdos que utilizam imagens e vídeos tendem a ser mais atrativos. Isso não quer dizer que seu texto seja ruim, mas que o cérebro humano gosta de poupar energia. Assistir vídeos gasta menos energia do que ler um texto. Se tiver imagens ilustrativas, ajuda a manter a atenção.
Uma boa notícia nesse universo de conteúdos cada vez mais curtos é que existe uma tendência para os próximos anos de vídeos mais longos. Prova disso são as alterações do Tiktok, Shorts do Youtube e Reels do Instagram que aumentaram o limite de tempo dos vídeos curtos.
Se você não se sente à vontade falando para uma câmera, experimente primeiro. Grave você falando e vá se observando. Você consegue apresentar e concluir uma ideia? O áudio e a imagem têm qualidade? Acostume-se com a ideia e parta para gravar stories. Eles ficam só 24 horas no Instagram e aparecem apenas para quem te segue. Depois experimente gravar reels e fazer lives.
Crie uma agenda temática
Estabeleça um cronograma mensal ou trimestral, onde você aborda temas variados que são importantes para seus clientes. Isso não apenas organiza sua prática, mas também mantém o interesse ao longo do tempo.
Mais importante até do que tornar sua vida mais prática, você vai educando seu público sobre um tema. Escolha um tema maior e passe por todas as vertentes dele, como as dores relacionadas se manifestam na vida dos seus clientes.
Dê dicas e inspiração para seus seguidores se observarem, experimentarem pequenas mudanças e gerarem o desejo de mudar ainda mais fazendo sua terapia, curso, vivência, etc.
Além dessas estratégias, é interessante manter-se atualizado com cursos e práticas inovadoras, desde que seja com equilíbrio. Não gaste tanto tempo e dinheiro aprendendo se não está colocando em prática. A lei do equilíbrio precisa acontecer na sua vida profissional também!
O mundo das terapias é dinâmico, e se colocar sempre em aprendizado pode te ajudar a planejar melhor o conteúdo que você oferece. Pratique também a observação das tendências nas redes sociais, no comportamento das pessoas sobre consumir conteúdos.
Hora de colocar em prática!
Planejar o conteúdo de terapias para 2025 é um processo que envolve pesquisa, compreensão do seu público e adaptação a novas tendências. Ao seguir as dicas oferecidas aqui, você estará melhor preparado para oferecer experiências mais significativas e impactantes para seus clientes.
Lembre-se, o sucesso na terapia está sempre em evolução, assim como a vida. Prepare-se para um ano incrível!
Quer saber como fazer um planejamento de conteúdo mais detalhado? Me acompanhe no Instagram (@holistahub) que em breve trarei uma novidade prática para você tirar uns dias de descanso nesse fim de ano com seu calendário de conteúdo já planejado!
Boas sessões, bons conteúdos e um ótimo 2025! 💚